Projetos e Dinâmicas de Inovação

INOVAR é CRIAR e IMPLEMENTAR uma nova IDEIA que surge de uma necessidade ou de uma oportunidade.

Atenta às necessidades dos nossos clientes e potenciais clientes, às ideias dos nossos colaboradores ou de outras partes interessadas a CERCI é uma Organização ativa na procura do desenvolvimento organizacional pela inovação.

Conheça os nossos projetos e dinâmicas de Inovação:

PROJETOS A DECORRER:

  • CERCI (IN)FORMA + (A decorrer) Financiado pela Fundação Caloute Gulbenkian

O Projeto CERCI_(In)Forma+ constitui um programa de oferta formativa para famílias e profissionais, no âmbito das necessidades educativas especiais, da escola inclusiva e da reabilitação e inserção social de pessoas com alterações ao nível das estruturas e funções do corpo, com limitação da atividade e participação.

Toda a oferta formativa AQUI.

  • QUALIFICAR PARA A INCLUSÃO (A decorrer) Financiado pelo POPHQUALIFICAR PARA A INCLUSÃO parte do direito à educação e ao acesso ao emprego, consagrados na convenção dos direitos das pessoas com deficiência e da estratégia nacional de desenvolver ações concretas para cumprir estes objetivos que se consubstanciam na escola inclusiva, na formação modular certificada adaptada às pessoas com deficiências e incapacidades e nas politicas para a igualdade de acesso ao emprego.

Em resultado de todas as mudanças que têm ocorrido, sejam normativas ou socioeconómicas, há que acautelar franjas de população jovem e adulta com deficiência intelectual que, tendo concluído ou estando agora a concluir a escolaridade obrigatória, se encontra num “vazio”, no que respeita a oportunidades de formação, de trabalho ou atividades ocupacionais.

A CERCI integra o grupo de entidades que durante o ano 2012 irão implementar o projeto QUALIFICAR PARA A INCLUSÃO, financiado pelo POPH. Este é um projeto piloto, pretendendo-se que os resultados obtidos tenham impacto direto na definição da linha estratégica de atendimento às pessoas com deficiência intelectual.

Este projeto tem como objetivo a  aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e vocacionais de pessoas com deficiência intelectual de forma a potenciar a intervenção na comunidade e a empregabilidade através de:

a) Planeamento, Implementação e monitorização/avaliação de um projeto de desenvolvimento de competências pessoais, sociais e vocacionais que facilite a transição para a avida adulta;

b) Adequação dos referenciais de formação adaptados às  pessoas com deficiência intelectual, para que adquiriram competências para exercer atividades ocupacionais e/ou aceder ao mercado de trabalho;

c) Partilha de informação e de experiências e a disseminação de práticas bem-sucedidas.

  • NATAÇÃO ADAPTADA PARA CRIANÇAS DAS UNIDADES DE MULTIDEFICIÊNCIA  - (1º Ciclo)

A CERCI foi convidada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML)  para integrar este projeto, assegurando aulas de natação adaptada às crianças com multideficiência integradas em escolas de 1º Ciclo.

Neste projeto estão envolvidas quatro colaboradores da CERCI possibilitando que estas crianças beneficiem de uma atividade terapêutica de extrema importância no seu desenvolvimento e bem estar.

  • PROMOVER OS DIREITOS PREVENINDO O ABUSO E MAUS TRATOS (2012-2013)

A vulnerabilidade das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência às situações de abuso e maus tratos é uma constatação que conduz à necessidade de criar condições comnscientes que se constituam como fatores de proteção evidentes.

Cientes deste facto e da nossa responsabilidade enquanto Organização, temos vindo a refletir sobre a nossa atuação neste âmbito, sempre na perspetiva de defesa dos interesses dos nossos clientes.

É por assumirmos esta responsabilidade que estamos a implementar as ações que constituem este projeto:

a) Ação de formação para colaboradores sobre a temática, partilhando informação e refletindo sobre a pratica existente de forma a que sejam reunidos os contributos necessários para a definição da Política Interna de Prevenção do Abuso e Maus Tratos e de um Protocolo de Prevenção e Atuação;

b) Ação de sensibilização para clientes, permitindo que esta seja uma temática a abordar e a ser dinamizada internamente pelo Grupo de participação de Clientes;

c) Ação de informação para famílias, dinamizando um momento de reflexão e partilha de informação

d) Aplicação de um instrumento de avaliação e diagnóstico, o qual possibilitará conhcer de uma forma mais formalizada a realidade dos nossos clientes face a situações de abuso e maus tratos

  • VAMOS CONTAR UMA HISTÓRIA: NA QUINTA DO BONIFÁCIO – Teatro Infantil (veja as imagens AQUI)

Com um cenário, bonecos fantoches e texto do grupo de teatro do Centro de Transição para a Vida Adulta e Ativa nasce o sonho de levar às escolas uma peça de teatro infantil.

Aceitamos marcações: geral@cercilisboa.org.pt

Quer saber o que diz quem já assistiu?

“Parabéns pela forma lúdica como encantaram os nossos meninos. Ficámos mais ricos com a vossa partilha”
“Gostámos muito. parabéns por este momento especial, com pessoas tão especiais”
“Obrigada! O meu coração e o dos meninos ficou cheio”
“Foi uma ótima surpresa que voçês nos proporcionaram. Adorámos vê-los representar. Têm muito talento estes fabulosos artistas. Muito obrigada por nos fazerem sorrir  epor cativarem tão bem as nossas crianças”

  • REFLETIR INOVANDO – Encontro das equipas Locais de Intervenção da Cidade de Lisboa

Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje é a forma como a CERCI e posiciona relativamente às suas  práticas. Pensar e refletir sobre práticas internas, com os parceiros, ou com outras Organizações congéneres são formas que encontramos para a melhoria contínua. desta forma, propomo-nos a Organizar um dia de reflexão conjunta entre todas as Equipas Locais de Intervenção da Cidade de Lisboa.

  •  QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS – Tradução e Aferição Beach Center Family Quality of Life Scale

Com o apoio do  Life Span Institute da University of Kansas estamos a dar continuidade ao projeto de tradução e adaptação desta Escala para a população portuguesa. Oportunamente será disponibilizada mais informação sobre este projeto.

  • GENTE GIRA (Este projeto não irá decorrer em 2012)

Este projeto partiu da necessidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais que frequentam as escolas de ensino regular, a qual foi identificada nos diversos contactos recebidos no CAAAPD, e confirmada no estudo de Necessidades de Clientes e Potenciais Clientes, realizado em 2011.

GENTE GIRA é um programa de férias para crianças e jovens dos 0 aos 16 anos. O objetivo deste projeto foi criar uma  atividade para crianças e jovens com necessidades educativas especiais, integradas nas escolas de ensino regular, suprindo as necessidades das famílias em encontrar uma resposta para atendimento durante as férias escolares.

GENTE GIRA destaca-se também pelo facto de abrir as suas portas a todas as crianças e jovens, independentemente da sua condição (dando-se prioridade aquelas que apresentam NEE), bem como por possibilitar que, para os jovens dos 14 aos 16 anos, estas atividades sejam realizadas no âmbito de atividades de voluntariado).

Apesar deste projeto não estar em funcionamento no ano 2013, a CERCI encontra-se a desenvolver um trabalho de articulação com outras entidades neste âmbito.

Se necessita de ter informações sobre colónias de férias, por favor entre em contacto com o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência (CAAAPD) através do telefone 218 391 700 ou email caaapd@cercilisboa.org.pt

 

 

 

 

 

 

 

Em destaque

  • Jantar Solidário 40 anos CERCI

    Jantar Solidário 40 anos CERCI, dia 13 de Outubro, 19h30m  no Convento do Beato, para Angariação de Fundos com único objetivo a Construção do Novo Lar Residencial. Para marcar a presença basta fazer a sua inscrição AQUI. A sua [...]

  • IV Encontro de Intervenção Precoce na Infância – Programa

      O presente Encontro tem como objetivo a apresentação do manual Práticas Recomendadas em Intervenção Precoce na Infância: um Guia para Profissionais a todos os profissionais das ELI e outras [...]

  • CAMINHAR AJUDA 2015 – 18 JULHO

    Caminhar Ajuda está a chegar!!.   Um convívio entre amigos. A certeza de puro divertimento. A magia da solidariedade. Tudo isto se reúne mais uma vez e a sua presença [...]

  • Campanha Pirilampo Mágico 2015

    E o Pirilampo já chegou para iluminar os nossos sorrisos!! Este ano pode fazer a sua encomenda no portal Compra Solidária. Ao fazer a sua compra através deste link do portal Compra [...]

  • Formação Profissional – Inscrições Abertas

    Informamos que se encontram aberta a inscrições para os cursos de Formação Profissional. Consulte AQUI os cursos disponíveis e saiba AQUI como se candidatar. Para qualquer informação adicional contacte-nos de segunda a [...]

  • Consigne 0,5% do seu IRS à CERCI Lisboa

                          Ser solidário sem lhe custar nada é equivalente a consignar 0,5% do IRS que lhe vier a ser liquidado [...]